05 fevereiro 2010

Contei os kms na volta, na maior recta, como o "Diabo" dizia no final, "dou mas não tocam, sentem mas não podem", recta a perder de vista, pouco tempo para os meios, para os limites, mas não podemos, melhor figura o senhorzinho de boné, no seu Mercedes 190D importado da Alemanha, a 70 km/h que me ofereceu o coração aos saltos e a despedida da restea de paciência que ainda tinha. Passou ele, calminho, e eu não. 
A GNR tem agora verdadeiras bancas negociais, secretária no banco de trás, computador em rede e multibanco, "Pretende pagar em dinheiro ou cartão?", acho que ainda não têm visa, não sei, não me interessa. Estaria a rir-me se não me inundasse agora o preço da insanidade desmedida. Estaria a pensar noutra coisa, não fosse a imagem do acaso em que me sustento, não descrevo o que é, nem convido, pretendo apenas não repetir, simbolo do que me é devido, só isso...
Tremiam as mãos à procura de documentos, tremiam as pernas nos jogos improvisados, benditos agentes alentejanos, maldito preço que pago, muito mais que o esvaziar anedótico das carteiras, das filas para o multibanco na lateral do veiculo branco e da secretária. Não consigo descrever, não quero, é uma sensação minha que não pretendo dissecar, limitei-me a oferecê-la ao silencio das caras que me esperavam, sempre confortavelmente sentadas, ora atrás de secretárias, ora porque, de mãos nos bolsos, precisam e por isso, querem, e por isso, podem... Sacanas...
Pois é, pois é, em três meses, vão três. Aqui, ali, acolá, nem sei bem onde, tenho o cadastro recheado de excessos, de radares... 
"Eh pá, a senhora anda muito, vem de santarém e ainda volta hoje? isso são muitos kms..." Não são nada, sr agente, então é o que me compete, já viu? tem que ser, e amanhã, ainda vou caminho de vila viçosa... Mas olhe, agora com isto da inspecção....", mais isto e um passinho para a esquerda, mais aquilo e uma conversa animada acerca de ADRs e dos PSPs que "fazem lei para as multas".
E eu não sei?
Mas três?
E continuo a achar que não ia assim tão depressa, mas pronto, os senhores é que se sabem!!!

Sem comentários: