29 outubro 2009

Alegoria da Caverna



Os  nossos sentidos, segundo Sócrates, mantêm uma relação direta com o que sentem. 
Não é esse, porém, o caso da visão. Para que a visão se realize, não bastam os olhos  e as coisas coloridas , mas é preciso um terceiro elemento que permita aos olhos ver e às coisas serem vistas: para que haja um visível visto é preciso a luz. 
A luz não é o olho nem a cor, mas o que faz com que o olho veja a cor e que a cor seja vista pelo olho. 
É graças ao Sol que há um mundo visível. Por que as coisas podem ser vistas? Porque a cor é filha da luz. 


Por que os olhos são capazes de ver? Porque são filhos do Sol: são faróis ou luzes que iluminam as coisas para que se tornem visíveis. 
A visão é, assim, uma atividade e uma passividade dos olhos. Atividade, porque é a luz do olhar que torna as coisas visíveis. Passividade, porque os olhos recebem sua luz do Sol.

Conhecer a verdade é ver com os olhos da alma ou com os olhos da inteligência. 
Assim como na treva não há visibilidade, também na ignorância não há verdade.

"República", de Platão, Livro VII, 514a-517c


Na verdade, a luz ofuscante da verdade, caminhadas as passadas reflexas nas sombras de um despertar tardio, sombras que eram  convicção, espelhos partidos de alma que enfrenta de repente luz. Os passos, são dormentes, descrentes e cegos. Partida do  mundo conhecido, move-se no medo do que não se sabe, impossibilitada de olhar, guia-nos a luz que nos aquece, ou não.


Do outro lado da Lua, esquece-se o encantamento dos opostos conjugados, filosofia e caminhadas na podridão. Que saudades da linguagem expressiva e sentida, sem mestrias banais frutadas de primeira impresssão.
Impressiona-me o revirar das esquinas das palavras, conhecedora da essência tão única. Glamorizar a leitura é esquecer a alma vigente. 

2 comentários:

marta marques disse...

Muito bem..sim senhora...uma bela refelxão..
ñ devemos esquecer ainda que cada sitema visual varia de especie para especie...e ainda assim tem variações..
Levanto então uma outra questão;a visão está dependente da luz para que se concretize na percepção da realidade, mas será a realidade com nós a observamos?

AnaMar (pseudónimo) disse...

Porque cada indivíduo é uma realidade... :-)