19 agosto 2009

Histeria

Não questiono porque eu própria tenho destas coisas...
Ultimamente, assisto a um estranho movimento que me soa a histeria colectiva. A primeira reacção seria entender, estudar, ler, contrariar este proposito alarmante que nos invade em cada emissão dos media, dos falares conjuntos ou efusivos dos peritos ou não...
Gripe A, gripe das aves, surtos de variola, surtos disto e daquilo, abrem telejornais, ocupam horas que substituem noticias que a mim me faltam.
Não consigo deixar de sentir que há uma intenção camuflada em distrair.
É grave, sei que é, mas não o são tantas outras coisas que determinam o meio em que vivo?
Será que ainda não percebemos que há muito encetamos uma espiral de infecções, alergias, epidemias, pandemias, esperadas há muito, consequencia apenas do desgaste de acções desta sociedade doentia.
Parece que gostamos de estar doentes. E estamos doentes, mentalmente dementes.
Lembro-me do dia em que precisava apenas que alguem me ouvisse, a minha vida complicada, pesava-me nos ombros caidos, não confiava, queria falar com um estranho. Aderi e fui a um psiquiatra, conotado como um dos melhores. Falei, chorei, ele não disse nada. Vim aliviada mas carregada com uma folha A5 de antidepressivos, calmantes e afins. Diagnostico: Depressão profunda. Eu só estava triste e cansada, sem rumo, só precisava de um ombro amigo!
Estamos afundados em quimicos, competimos acerca de quem está mais gravemente atingido.
Estamos virados de costas para a essencia da nossa própria natureza. A mim, basta-me esta nuvem que não sinto, que me assusta e desgasta, sem face que me enfrente, só com nome, colmatada com meia duzia de gestos diarios. Não aceito mais que isso.
Ao minimo espirro, olhamos de lado...
Porra, há crianças a morrer de fome...
Há surtos de doenças extintas em Africa.
Mas temos razão, vamos falar muito nisto, todos os dias, pode ser que passe!!!
E dia sim, dia não, substituimos por outra distração, e vamos todos gritar e ver o futebol....

Sem comentários: