08 janeiro 2010

()

Voltou o lado da terra que o mar separou, voltou com ela, um rio que corre e não pára.
Se assim, me quedo, na mais profunda convicção que as correntes são imutaveis e que as minhas mãos são pequenas demais. Por isso, me aquieto e contento, e dançarei por ela, um bolero e uma valsa. Ao vento, ao mar cinzento e à Terra quente de outrora.
Do mais fundo da minha alma, que seja este dia o rasgo ardente de calmaria e a partida adiada, que sejam escadas, estradas luzentes e empedradas de agua nascente, que seja a desistência que gera a vida e me adormece para sempre. Que sejam viagens, que sejam vidas!
Do mais fundo da minha alma, me calo de palavras que desnorteadas, não diziam nada. E não aceito gestos agradecidos ou despedidos, que o que fica mora em mim e o que parte , passa.
Em criança, não me lembro do dia em que não tenha batido com a cara no chão, caida do meu baloiço de corda num chaparro, e tanto que me ria, sem rede, sem nada. Foi o que me fez assim. Por me lembrar ainda, mais que mil estradas, beijos e abraços de faces agora concavas e opacas.
Amizade são duas aguas que se unem na curva do monte, amar é remoinho e mar revolto que mais tarde se amansa só por ver a madrugada, amizade são papoilas que se plantam na estrada para dar cor ao coração, amar é não saber nada. Menina bem comportada,...
Aguardam-me três semanas de mim, de analises justificadas e provas por mim, por mais nada, que dantes mimada e precisada de um abraço, sou hoje gelada, comportada.
Viva a vida ensaiada e a tese demonstrada, vivam os palcos de luz e o silencio libertador.
São palavras dois sentidos da mesma caminhada, seu valor calculado e desentendido, geradoras de vontade e, ou demência, são dois compassos da mesma fonte, são só palavras afinal, são palavras as não ditas a preço de ouro, que se pedem em silencio, são palavras, meu senhor, palavras!

Se o silencio se faz, os gestos são sopros de alma que não se escrevem em palavras, seriam sentidos   nos passos, e no olhar que se cala.
Menina bem comportada!

(escrevi este texto sentada numa colina de relva fresca de cultivo e a seguir, apeteceu-me rebolar nela até ficar tonta e mal comportada)

Sem comentários: