19 setembro 2009

Marta

Estou e estarei sempre ao teu lado, porquê? Porque te adoro.
Tens sido a minha companheira nas noites que teimam em parecer não acabar, tens sido o espelho da minha vontade, tens sido minha amiga, mas amiga do peito, daquelas com quem precisamos de ser o mais tolas e verdadeiras.
Vês o mundo como eu vejo, sabes?

Eu lembro-me da primeira vez que te vi. Cheguei numa noite escura, assustada, o Flecha tinha conduzido alucinadamente, como sempre, desde Castro Verde enquanto perguntava se eu queria mesmo viver, e eu dizia que sim. Abri a porta e vi os teus olhos grandes e a tua cara bonita, naquele quarto gelado e vazio.
Ao contrário dos outros, não me enganaste, mostraste o que sofrias com uma lagrima e um sorriso que guardo até agora.

Ensinaste-me que era preciso dobrar as camisolas por cores e do mesmo tamanho, ensinaste-me a enfrentar aquelas noites frias comigo mesma, aquelas gajas asquerosas que nos invadiam com palavras desbocadas e nos envergonhavam.
Lembro-me tão bem de cantarmos juntas e chorarmos ao mesmo tempo, lembro-me dos nossos abraços mal acordavamos, das musicas que só nós ouviamos, de partilharmos dias pesados e os gestos de quem nos vergava aos sonhos que nunca desistimos de ter.

Lembro-me de sangrarmos sob a força dos troncos e dos baldes carregados da imposição de nos querermos diferentes. Lembro-me daquele mirante medonho e dos medronhos no caminho. Lembro-me do gelo e do frio.

Lembro-me de te ver partir e sentir que haverias de ficar comigo para sempre. Sabes de mim mais do que qualquer um com que me cruzo agora, minha amiga linda.
Sei que sofremos as duas, antes e agora.
Sei de ti e tu de mim. Sei que continuamos a rejeitar ficar, sei que os sonhos se tornam pouco crediveis e que as vivencias bonitas nos surpreendem, sei que estamos juntas, que falamos enquanto eu penso parvoices e tu fazes o mesmo.

''hoje não me apetece a vida nem outra coisa qualquer'' F.Pessoa

Nem a mim, amiga.
Mas sabes, tenho uma teoria, quer queiramos ou não, estamos vivas. Somos mais que respiradouros que ocupam espaço. Somos qualquer coisa que ainda nem começou e já viveu tanto.
Aguenta-te aí amiga, amanhã vamos estar juntas.
Eu vou fazer o mesmo. Até já minha amiga.


1 comentário:

marta disse...

Leio e releio a tua carta a mim..ñ consegui resistir em deixar mais um comentario!!! Estou muito orgulhosa de ti Sandra...sei que por vezes ñ gostamos da nossa pessoa...mas q isso te acontecer...lembra-te dos que te admiram como eu...tens um valor indescritivel...e isto ñ é graxa (ñ sirvo para isso)..é só o que sinto...juntamente com uma alegria tremenda de comunicar contigo de quê em quê..é o suficiente para isto tudo me fazer sentido e me relembrar quem sou!!!

p.s.- tanta coisa me veio à memoria ao ler esta carta...acrescento às tuas lembranças, mesmas e sentidas como eu...as limpezas aos Domingos...q ridiculêz das roupas dobradas em tamanhos iguais e por cores...puufftt...
mas as limpezas dos Domingos...eram uma delicia!!! era qd podiamos estar a manhã juntas (já que insistiam TANTO em nos separar em tudo qt fosse actividade!!...deveria ser mt duro para algumas pessoas verem o quanto nos queriamos...ñ deviam acreditar em tanta pureza...já deviam estar viciados de descrencia social!!!) ...por vezes cortavamos as unhas dos pés aos Domingo...e lá nos cuidavamos um pouco...era tão bom...lá fazia o bigode e assim...opá....andávamos tão abandonadas da nossa feminidade...!!

hoje comprei um livro dps de falar cnt ao telefone...F.Pessoa..como ñ...e conheci na caixa da Bertran, um srº.q tb o tinha e falava comigo...contou-me que era pintor e que já tinha trabalhoado mt sobre a obra de Pessoa ...fiquei surpreendida....eu tb 'pintei' Pessoa 'Desassossego' e afins....ahhhhh...vou ver o seu trabalho...ele era africano...estou curiosa ....

as coisas surgem-me sempre de forma invulgar...ou será vulgar e ñ sei??¿¿

vou fazer uma pequena limpeza à casa -bem precisa- e lembrar-me de qd faziamos as limpesas Domingueiras.!!! mas no meu armario actual...as cores das roupas fluem à sua vontade...e ñ à simetrias nas gavetas....é tão simplesmente a minha roupa...e tenho-a como raio me apeteça!!!!